MANUAL ESTUDANTIL IPB

Bem-vindo (a), aluno!

Sabemos que a vida do estudante não é fácil, e o quanto é difícil organizar a rotina de trabalho e estudos. Por isso, criamos esse manual do estudante para você se guiar em sua jornada estudantil com a gente. Neste espaço você encontra todas as informações sobre o processo estudantil, prazos e serviços da Faculdade.

Processo de Certificação

De acordo com as normas da faculdade, o certificado ou declaração de conclusão de curso só poderão ser solicitados após a conclusão de todos os pilares avaliativos, que são:
– Documentos entregues conforme exigências da faculdade
– Avaliações entregues e aprovadas
– TCC cadastrado e aprovado
– Estágio concluído e aprovado (quando houver estágio supervisionado)
– Plano estudantil quitado
– Tempo mínimo de curso

Fale com um professor

Converse com um professor por meio da tutoria EaD.

Horário de funcionamento de 09:30 às 17:30 h de segunda a sexta-feira.

Como acessar?
-Acesse a área do aluno
-No menu esquerdo, escolha a opção “Tutoria EAD”
-Se você já tiver aberto um ticket de atendimento, clique em “sim” e informe o número do ticket.
-Caso seja um novo atendimento, clique em “Não”.
-Pronto! Agora basta enviar sua dúvida.

Prazos de entrega e orientações

Provas Online

O aluno deve realizar a Avaliação, prova online, de cada disciplina do curso, elas são compostas por 10 questões de múltipla escolha, e para receber aprovação, o discente deve acertar sete questões ou mais. Confira o passo a passo para acessar as provas online:
1 – Acesse o Portal do Aluno
2 – Clique em Meus Cursos
3 – Selecione o curso
4 – Selecione a disciplina
5 – Clique em Avaliação e em seguida, Prova Online.

Provas de Recuperação

Uma vez que não atingiu a média necessária para aprovação (7 acertos), você encontra-se em recuperação.

São duas chances para que recupere a disciplina.

A primeira prova de recuperação será de múltipla escolha, contendo 10 questões. Caso, ainda assim, não atinja a média necessária, ficará disponível a prova discursiva (prova aberta).

Importante: todo o processo de avaliação se dará dentro do portal do aluno.

Caso a prova discursiva não esteja disponível para você, solicite por meio do link do suporte da Faculdade Famart, que ficará disponível após a finalização da prova de recuperação de múltipla escolha.

TCC – Trabalho de conclusão de curso

É fundamental ressaltar que o TCC deve ser cadastrado na “Área do Aluno” em “TCC”, no formato Word (.doc), e não será aceito o envio por e-mail.

Prazo de envio do TCC para orientação:

  • Após 60 dias de curso (especialização);
  • 120 dias de curso (FORDOC) ou;
  • 150 dias de curso (obtenção de novo título).

Contando a partir da data de pagamento da sua taxa de inscrição e 60% do curso quitado.

Prazo de envio do TCC para Correção Final:

  • Após 80 dias de curso (especialização);
  • 150 dias de curso (FORDOC) ou;
  • 300 dias de curso (obtenção de novo título)

Contando a partir da data de pagamento da sua taxa de inscrição e 80% do curso quitado.

O prazo para orientação/correção é de até 20 dias úteis após o cadastro do TCC no sistema.

Estágio obrigatório: envio da documentação e relatório final

Ao final do estágio, o aluno deverá entregar toda a documentação obrigatória e o relatório final para o e-mail: [email protected] ou clicar na aba Requerimentos/Serviços.

Prazo para análise e resposta: 7 a 20 dias úteis.

Certificado/Declaração Pós-Graduação

Prazo de emissão do certificado digital: até 7 dias úteis após a conclusão de todos os pilares e solicitação feita pelo aluno no portal do aluno.

DIPLOMA / CERTIFICADO/ DECLARAÇÃO

Obtenção de um novo título: Prazo de emissão de Declaração de conclusão + Histórico até 90 dias úteis / Diploma: Prazo de emissão até 240 dias úteis.

FORDOC: Prazo de emissão do certificado: até 90 dias úteis após a conclusão de todos os pilares.

Entrega da Documentação

Prazo máximo de 90 dias para envio da documentação, contando a partir da data de pagamento da sua taxa de inscrição.

Os documentos devem ser enviados pela “Área do Aluno” em “Documentos”, nos formatos PDF/JPG, não serão aceitos os envios de documentos por e-mail.

Análise de documentos enviados: mínimo 7 dias úteis e máximo 20 dias úteis.

Lista de documentos: Pós-graduação

  • Diploma da 1ª Graduação (cópia simples)
  • Histórico da 1ª Graduação (cópia simples)
  • RG ou CNH, CPF, Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento ou Casamento, Foto 3×4 (cópias simples, legíveis e sem informações cortadas)
  • A cópia simples do Histórico de Graduação original com assinatura e carimbo (ou assinatura digital). Alunos Estrangeiros (documentos em outros idiomas): Certidão de nascimento/ casamento traduzida, Diploma de Graduação/ Histórico de graduação traduzidos e convalidados.

Complementação (2º Licenciatura/ FORDOC):

  • O comprovante de residência deve estar atualizado com data de até 03 meses do mês atual, estando em nome do aluno ou dos pais/cônjuge
  • A cópia simples do Histórico de Graduação original com assinatura e carimbo (ou assinatura digital). Alunos Estrangeiros (documentos em outros idiomas): Certidão de nascimento/ casamento traduzida, Diploma de Graduação/ Histórico de graduação traduzidos e convalidados.

ATENÇÃO:

Os documentos devem estar muito bem enquadrados, sem rasuras e sem cortar nenhuma informação.

Os documentos devem ser encaminhados digitalizados de impressora em formato de .pdf, .jpg, .png, .doc, .docx ou foto.

É necessário o envio da frente e do verso dos documentos.

Tabela de Serviços (Valores e Prazos)

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